top of page

SOBRE

Sobre o Projeto

Sons em Família é um projeto inovador dirigido por Tatiana Martins que pretende abranger a exploração e criação musical nas primeiras fases do crescimento de um Ser Humano.

 

Este projeto ganha vida no decorrer da sua maternidade e floresce pelo amor partilhado à música e às pessoas, que se conectam através desta forma de expressão artistica, dando lugar à fascinante oportunidade de observar toda a interação, evolução e cumplicidade em família.

DSCF2768.jpg

TATIANA MARTINS

Mãe da Julieta, é Mestre em Ensino da Música pela Escola Superior de Música de Lisboa e Licenciada em Instrumentista de Orquestra pela Academia Nacional Superior de Orquestra e centra a sua atividade artísticas como Fagotista Solo da Orquestra Clássica da Madeira, como solista, docente e gestora de projetos criativos.

Nascida em 1990, natural de Aveiro, iniciou os seus estudos musicais aos 7 anos, rapidamente percebe que esta área seria o seu caminho e segue os seus estudos na Escola Profissional de Música de Espinho, no instrumento Fagote. Em 2008, ingressa na Academia Nacional Superior de Orquestra e no decorrer da sua experiência, nacional e internacional, teve oportunidade de trabalhar com os mais diversos artistas do instrumento, Música de Câmara e Orquestrais.

Importante destacar que desde 2014, é membro fundador da Double Reed Festival Club, que conta já com 5 edições participadas por centenas de jovens músicos em ações de formação e performance musical protagonizadas por elencos de professores mais conceituados do paradigma mundial.

Finalmente é em 2016 que obtém o Ftulo de Mestre em Ensino da Música pela Escola Superior de Música de Lisboa e conquista o lugar na Orquestra Clássica da Madeira como solista A.


Desde Janeiro de 2023 tem feito várias formações na área de música para crianças dos 0-5 anos.

DSCF2768.jpg

Nascida em 1996, natural de Suíça, iniciou os seus estudos musicais em Miragaia (Porto) aos 7 anos na classe de piano e flauta transversal. Ingressa na Escola de Música e Perosinho (V. N. Gaia) e mais tarde, em 2011, é admitida na Escola Profissional de Música de Espinho, no Curso de Instrumentista de Sopro, na classe do Prof. Paulo Barros.

Em 2016 ingressa na Universidade de Música do Minho (Braga) onde faz a sua licenciatura com o professor Gil Magalhães. No mesmo ano, ingressa na Orquestra de Jovens Filarmónica de Munique, onde trabalhou em diferentes projetos com os Yoel Gamzou, Fuad Ibrahimov e Oksana Lyniv. Desde 2014 até 2020, ganhou experiência na área do ensino, a lecionar aulas de flauta transversal.

Durante a sua formação teve a oportunidade de participar em masterclasses com Nuno Inácio, Mario Caroli, Philippe Bernold, Michel Bellavance, Marina Camponês, Paolo Taballione, Robert Winn, entre outros nomes nacionais e internacionais.

Entre 2019 e 2021 frequentou um curso como Auxiliar de Veterinária e foi na área que veio trabalhar para a Ilha da Madeira. Rápidamente, a Música volta a cruzar-se no seu caminho e no mesmo ano inícia o seu trabalho como Arquivista e Coordenadora de Produção da Orquestra Clássica da Madeira.

Em 2023 junta-se ao projeto Sons em Família (criado e desenvolvido por Tatiana Martins), dando apoio na Produção, criação de conteúdos e ideias para oficinas, na concretização de candidaturas do projeto, e atualmente apresenta-se como professora ao lado de Tatiana Martins.

SORAIA ALMEIDA

O que dizem as famílias

"Um projeto profundamente inspirador, que introduz a música na primeira infância, estimulando a criatividade e a imaginação."

PAI DA CARLOTA

"Nas sessões musicais, cria um ambiente de alegria, curiosidade e imaginação a todos os que estão presentes"

MÃE DO RAFAEL

"As crianças e os pais adoram e eu como avó! Sempre que possível marco presença, fico delirada em ver as crianças encantadas com as histórias acompanhadas sempre da música!"

AVÓ DA EMÍLIA

Os nossos objetivos

- Proporcionar o contacto, vivência e exploração com o meio envolvente;
- Oferecer uma viagem criativa através da música, movimento, texturas e sabores;
- Despertar o interesse pelas diversas áreas artÍsticas como a música, literatura e dança;
- Estimular a interação entre agentes parentais e filhos em atividades criativas conjuntas;
- Desenvolver competências cognitivas e de trabalho em equipa;
- Sensibilizar as famílias para a importância do reutilizar materiais;
- Aproximar as crianças de valores como a partilha, respeito, diversidade e cuidar do próximo;
- Educar os futuros jovens, que hoje são as nossas crianças, a estimular capacidades criativas;

IMG_2852.heic
bottom of page